Um estudo realizado na Inglaterra provou que as crianças que pedalavam até a escola diariamente eram melhor condicionadas que seus colegas que iam a pé e muito melhor do que os que eram levados de carro.
Em São Paulo e outras grandes capitais é meio impossível mandar seu filho pedalando pra escola, mas não custa nada incentivar essa prática que eles adoram e que traz tantos benefícios à saúde.
Além da praticidade, há benefícios. Recente pesquisa publicada na revista oficial da American College of Sports Medicine informa que crianças que se deslocam a pé para a escola são mais ativas fisicamente do que aqueles que usam outros modos de transporte (ônibus, metrô, carona no carro dos pais) e que as que vão pedalando são ainda mais saudáveis. Sei que em cidades grandes (ou longas distâncias entre escola e a moradia) não permitem que este hábito seja possível em todas as famílias, mas que tal aproveitar o tema e tirar a magrela do seu filho (e a sua também) do depósito e pedalar em família no final de semana?
Toda equipada. Clique na figura para ampliar. Fonte: Revista Época |
E a magrela de hoje não é a mesma da nossa infância. Tem muito mais além das duas rodas e o guidão. Você pode escolher entre as mountain bikes (mais versáteis porque encaram terrenos de terra, asfalto e subidas acentuadas), de passeio (para pedaladas leves em terrenos planos, mais confortáveis por conta do guidão alto e banco largo) e as speeds (para quem tem experiência em ciclismo e pretende guiar em velocidade).
E como tem acessórios: além dos indispensáveis capacete e da garrafinha de água (recomenda-se beber meio litro a cada meia hora de pedalada), há o bagageiro, para o lanche do piquenique, e o pisca-pisca traseiro, para quem trafega entre carros, as luvas e o farol – sem falar na cadeirinha para crianças, que os pais de crianças picorruchas adoram.
O que conta é ensinar e incentivar as crianças a terem uma vida mais ativa. As crianças precisam ser ativas e devem aprender na infância como permanecer saudável, insistem os especialistas. Incentivá-los andar a pé ou de bicicleta é uma grande oportunidade para ajudar a conseguir isso.
por: Carlos Klein e Samantha Shiraishi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário