27 abril 2011

Bike para transporte, esporte e lazer

Por: José Rubens D'elia

Quero compartilhar com todos, o grande papel que a bike pode ter, também como opção maravilhosa de atividade física, transporte e diversão. Há algum tempo, eu não via futuro promissor e possibilidade para os ciclistas no Brasil. Hoje, todos os dias novos adeptos descobrem o fascínio que a bicicleta pode ser em suas vidas, na preparação física, na sensação de bem estar, liberdade e autonomia. A exemplo de outros países (Japão, China, Holanda, Dinamarca etc.), onde as ciclovias e ciclofaixas são um suplemento básico para o transporte, esporte e lazer, São Paulo e outras cidades brasileiras estão implantando projetos para este sistema funcionar com o mesmo sucesso, incentivando cada vez mais pessoas à prática da modalidade. 


Em São Paulo, atualmente a ciclofaixa integra os Parques das Bicicletas, do Povo, do Ibirapuera e Villa-Lobos. São aproximadamente 30 km de percurso sinalizado por placas, pintura especial e conta ainda com equipe de 355 pessoas ao longo do trajeto, auxiliando e informando os usuários.


A ciclovia na marginal Pinheiros é outro investimento que considero válido como incentivo ao esporte. O trecho de 14 km vai da Estação Autódromo da CPTM até a Vila Olímpia. Mesmo com todas as críticas naturais, de poluição, falta de acesso à pista, ainda temos a sensação de estarmos sendo respeitados em um lugar seguro.

De acordo com dados levantados na página virtual da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares), o Brasil continua como terceiro maior produtor de bicicletas no mundo, com uma fatia de 4,2% de toda frota mundial, ou seja, cerca de 5,5 milhões de novas bikes por ano. Atualmente, existe um número próximo de 60 milhões de bicicletas em todo território brasileiro, sendo que o predomínio de 44% é na região sudeste. A trajetória das bicicletas no Brasil está passando por um bom e importante caminho, e o uso da bike pode um dia se tornar um hábito dos brasileiros, assim como já faz parte do cotidiano das cidades européias. A bicicleta integra as pessoas, fortalece a convivência urbana e ainda não polui. O que você está esperando?


José Rubens D'elia
Preparador físico, especializado em psicologia e fisiologia do esporte.
Fonte: Revista Bike Action


MOTIVOS PARA TIRAR A SUA MAGRELA DA GARAGEM
Para você:
Praticar um esporte que faz bem para a saúde, permitindo que preste atenção ao corpo;
Melhora a disposição física para as atividades do dia a dia;
Melhora a autoestima e o humor;
Propicia liberdade e o sentimento frequente de recompensa;
É excelente para pequenas compras;
É de custo acessível;
É o mais prático meio de locomoção para pequenos trajetos.
Para a sociedade:
Diminui conflitos no trânsito;
Diminui a poluição;
Economiza espaço urbano;
Melhora todos os índices ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário