02 abril 2011

A bicicleta ideal para as trilhas

Para a pessoa se aventurar numa trilha, enfrentar terra, buracos e até asfalto, a bicicleta ideal é a Mountain Bike que possui o pneu largo, a roda com 26 polegadas e a posição de pilotagem até dá um certo conforto. Este modelo tem uma estrutura forte, com boa resistência, e ao mesmo tempo, tem a velocidade de uma bicicleta ideal para asfalto.
Mantenha a bicicleta em bom estado
Ao andar em trilhas, a bicicleta sofre um certo desgaste, desta forma, você deve fazer uma manutenção periódica nos pneus e na corrente. "O ideal é fazer uma revisão a cada 6 meses, dependendo de quanto você utiliza a bicicleta", afirma Marcelo.
A limpeza é essencial
Para a bicicleta durar mais, ela deve ser limpa depois do uso. Se você fizer uma trilha  molhada por exemplo, deve lavá-la em seguida. Prefira fazer a limpeza em lojas especializadas, não basta jogar água e pronto. "Existem rolamentos na bicicleta que se desgastam com o acúmulo da sujeira e às vezes é imperceptível", alerta Marcelo.
Se você preferir, também pode fazer isso em casa, mas peça orientação a quem entende. É importante manter a corrente lubrificada para não estragar de forma prematura.
Principais acessórios
Os acessórios, além de oferecerem segurança, facilitam a vida do ciclista. Alguns são considerados básicos e outros opcionais. Veja o que é mais necessário para você:
Básicos
·  Refletores de pedal, laterais, traseiros e dianteiro;
·  Estrobo traseiro (luz vermelha piscante) para sinalização noturna do ciclista, nas trilhas noturnas, serve para localização dos colegas ciclistas;
·  Buzina;
·  Caramanhola (garrafa térmica, especial para ciclistas) ou mochila de hidratação;
·  Bolsa de selim para guardar as ferramentas e os equipamentos reserva;
·  Os itens de segurança como capacete e luvas.
Opcionais
·  Ciclocomputador, para determinar distâncias percorridas;
·  Bar-end, para mudar a pegada do guidão e facilitam nas subidas, mantendo o equilíbrio no ciclista;
·  Pedaleira (armação de plástico preso ao pedal) para manter o pé é encaixado para maior aproveitamento da força da pedalada.

Fonte: Trilhas e Aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário