12 abril 2011

Onde andar de bicicleta em São Paulo


Roteiros de lugares para curtir e explorar a cidade pedalando

Centro velho de São Paulo

Que tal acordar cedo no domingo e convidar toda a família para pedalar pelas ruas do centro velho de São Paulo? A dica é de Paulo de Tarso Martins, presidente e um dos fundadores do Sampa Bikers, grupo de ciclistas criado em 1993. Para ele, o lado mais bacana desse passeio é o pouco fluxo de veículos. Já os pontos negativos são a sujeira e o abandono da cidade.

Parque do Ibirapuera
O parque oferece 5,5 quilômetros de chão destinados a quem anda de bicicleta. Quem não tem uma magrela pode alugar. Há várias opções: bicicletas para crianças e adultos, além de triciclos. As bikes podem ser alugadas no Portão 4 por 5 reais a hora, de segunda a domingo, das 7h às 20h.
Parque do Ibirapuera
Parque das Bicicletas
Furou o pneu da bike? Não tem problema. Ao longo dos 1.600 metros de ciclovia, o visitante tem à disposição bombas de ar. Pedalou muito e está suado? Há umidificadores para se refrescar. Às crianças, é destinada uma área para educação no trânsito. Na portaria principal há aluguel de bikes por preços que variam entre 6 e 25 reais.
Parque das Bicicletas
Parque Villa-Lobos
Localizado no Alto de Pinheiros, na Zona Oeste, este parque conta com uma área verde de 732 mil metros quadrados. Para os ciclistas, há 3,5 quilômetros de caminhos para curtir no comando do guidão. Durante os fins de semana, Luís Pina, administrador da área de bikes, disponibiliza 800 unidades, entre mountain bikes e triciclos que comportam duas ou três pessoas. A hora do aluguel, como no Parque das Bicicletas, varia entre 6 e 25 reais.
Parque Villa-Lobos
Cidade Universitária
As ruas arborizadas e largas e o asfalto bem-conservado dos quarteirões da USP são grandes atrativos para quem pedala por lá. Com exceção dos domingos, em que é proibido circular de bike no local, os demais dias estão com os portões abertos para os ciclistas. Entretanto, não deixe de prestar atenção no trânsito. “Lá, muita gente corre no meio da rua principalmente na contramão”, diz Paulo Martins do Sampa Bikers.

Ciclofaixa
Tanto para os ciclistas de fim de semana quanto para os experts no guidão, a Ciclofaixa é garantia de diversão. O percurso de aproximadamente 5 quilômetros liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas, e utiliza uma faixa inteira de carros só para bikes. O trajeto passa por avenidas arborizadas como a Hélio Pellegrino e a República do Líbano, além da Brigadeiro Faria Lima e da Juscelino Kubitschek. O percurso é praticamente todo plano, uma boa opção para as crianças. A ciclofaixa funciona aos domingos, das 7h às 14h.

Ciclofaixa: percurso liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas
Ciclovia Rio Pinheiros
Aqui é preciso ficar atento às capivaras que habitam as margens poluídas do Rio Pinheiros. “Cuidado com os animais na pista”, lê-se numa placa amarela com um desenho de um desses roedores. O aviso pode ser visto ao longo dos 14 quilômetros da faixa laranja paralela ao trecho das estações de trem que vão da Vila Olímpia a Jurubatuba. “É um dos locais mais seguros para se pedalar pela cidade, longe dos carros e dos assaltos”, considera Martins. Durante o horário de verão, a ciclovia funciona das 5h30 às 19h15 (no resto do ano, das 6h às 18h15). A média em dias úteis é de 300 pessoas pedalando pela ciclovia. Já no domingo, esse número salta para 2500. Dica: aos domingos é possível pegar a ciclofaixa até o Parque do Povo.

Ciclovia Marginal Pinheiros
Parque do Carmo
Enquanto a ciclovia do Rio Pinheiros tem 14 quilômetros, o Parque do Carmo tem sozinho 8.200 metros de extensão! Localizado em Itaquera, a área tem tudo para que o ciclista passe o dia todo por lá: churrasqueiras, campos de futebol, lagos, quiosques, playground e o Museu do Meio Ambiente.

Por: Camila Taira, Veja SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário