16 setembro 2011

DIA MUNDIAL SEM CARRO


PROGRAMAÇÃO
  • Quando: 22 de Setembro 
  • Ponto de Encontro: Praça 8 de Abril - Posto Vip 
  • Cidade: Cuiabá - MT 
  • Horário da Concentração: 19:30h 
  • Horário de Saída: 20:30h 
  • Trajeto: O passeio dará inicio na Praça 8 de Abril e passaremos pelos principais pontos de movimento na cidade de Cuiabá e encerramos no mesmo ponto de saída. 
OBJETIVO DA PASSEATA/BICICLETADA

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a BICICLETA.

REGRAS DE CIRCULAÇÃO

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, temos direitos e deveres. O principal dever é respeitar os pedestres e outros veículos, para que possamos nos integrar plenamente ao trânsito.
• Respeite os semáforos. Em várias ocasiões, o grupo se dividirá, porque é difícil todos passarem em um mesmo tempo aberto do semáforo. Não se preocupe: o grupo irá esperá-lo;
• Durante todo o trajeto, trafegue na faixa da direita, ocupando-a, e somente ela se possível;
• Nunca trafegue pela calçada. Mesmo aqueles que têm o instinto "urban" mais aguçado devem deixar suas manobras para outro dia;
• É imprescindível o uso de equipamento de proteção individual: capacete, luvas e óculos. Capacetes salvam vidas!!

PLACAS EDUCATIVAS
É muito importante que motoristas e pedestres saibam o motivo de nossa pedalada. Se quiser dar um recado mais pessoal, sinta-se à vontade: crie sua própria mensagem e a forma de apresentá-la. Depois é só colar num papelão e prender com arames no guidão e/ou no banco da bicicleta - procure não obstruir o backlight. Nas costas atrás da camiseta também é legal. Vamos usar nossa criatividade!!

Mensagens sugeridas:

"VEÍCULO SIMPLES, NÃO POLUENTE E SILENCIOSO"
"UM CARRO A MENOS"
"O MELHOR VEÍCULO QUE JÁ TIVE"


SOLIDARIEDADE
Haverá ciclistas de todos os níveis presentes no passeio. Caso ocorram problemas mecânicos que você não consiga resolver, peça ajuda a ciclistas mais experientes. Sempre haverá um por perto.

SEJA COMPORTADO NO TRÂNSITO!
A bicicleta é um veículo. Mas para ela ser respeitada como tal, é preciso que você faça sua parte. Um trânsito mais cordial é melhor para todo mundo.

Conto com a presença de todos, inclusive AS MENINAS QUE PEDALAM!!!

Não fique fora dessa, participe desta AÇÃO!!

Fonte: Mountain Bike BH.

9 comentários:

  1. Malu, parabéns pela iniciativa. Criei um grupo lá no face para divulgar eventos. Promova este evento e vamos fazer com que todos conhecam este encontro. Estou contigo. Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Malu. Aqui é o Luiz, entrei em contato com você há mais de mês pra saber sobre dobráveis em Cuiabá. Na época estava de passagem pra Brasília, querendo pedalar pela capital federal sem ter de usar carro.

    Pois bem...

    Comprei a bike em Brasília! Trata-se de uma KHS Latte aro 20 que pesa 11 kg. Uma delícia de pedal. Agora que a estou usando por Cuiabá, as pessoas olham e perguntam, impressionadas com a bicicletinha. Em ônibus é um show!

    Já falei com alguns lojistas pra que tragam a novidade pra nossa cidade.

    Bem, passei só pra deixar as novidades, agradecer o teu apoio por e-mail e incentivar a continuidade desta bela iniciativa que é teu blog.

    Rumo a uma cidade melhor!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que Bom Luiz!!
    Fico feliz pela sua nova aquisição, seu novo veículo e pelas novidades!! Obrigada pelos elogios, e incentivo. Venha participar também conosco no dia 22 de setembro. Abs, ciclístico!

    ResponderExcluir
  4. Gian, meu querido!! Obrigada, sei que posso contar contigo!! Grande amigo, bjuss..

    ResponderExcluir
  5. Tá grande a parada, Malu. Brasil todo dentro: http://www.oeco.com.br/outrasvias/25297-dia-mundial-sem-caro-2011. Infelizmente não poderei ir, mas fico contente com vocês nas ruas. Abraços.

    LUIZ, o dobrável

    ResponderExcluir
  6. Ótima iniciativa. parabens.
    Clodoaldo Ferraz

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos 248 bikers presentes na manifestação em Cuiabá/MT !!!

    ResponderExcluir
  8. Olhem as experiências do DMSC no Brasil: http://www.oeco.com.br/outrasvias/25308-sua-experiencia-no-dia-mundial-sem-carro

    Parabéns, Malu, te vi na entrevista da Centro América.

    LUIZ

    ResponderExcluir
  9. Malu...

    Comecei a pedalar a pouco tempo, gostei muito. Muito bom o evento ontem (dia mundial sem carro), todo mundo que presenciou elogiou o passeio. Nos próximos eventos poderíamos confeccionar camisetas (de preferência com produtos sustentável- garrafa Pet) e distribuir, inclusive me proponho em buscar patrocínios. Meu contato: jpaulohp@hotmail.com... João Paulo.

    ResponderExcluir