04 março 2013

Acontece! 12º Café Científico de Brasília

12° café científico de Brasília: "Mobilidade urbana e inclusão social"

Um café científico de abertura do ciclo "Políticas públicas de transportes: abordagem comparada França-Brasil"


O café científico “Mobilidade urbana e inclusão social” abre um ciclo de eventos que a Embaixada da França no Brasil e seus parceiros organizam em 2013, sobre o tema “Políticas públicas de transportes: abordagem comparada França-Brasil”. Dois cafés científicos, duas difusões de documentários e uma participação francesa no 5° simpósio sobre os transportes do Programa de Pós Graduação em Transportes da Unb constituem assim o programa do ciclo.


Os palestrantes

Alexandre de Ávila Gomide
O Alexandre é doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Foi pesquisador visitante no departamento de Ciência Política da UC Berkeley. Atualmente, ele é diretor dos Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no qual trabalha desde 1997. Foi diretor de Regulação e Gestão do Ministério das Cidades (2004-2005) e diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Ipea (2006). No Executivo Federal, coordenou os trabalhos que resultaram na Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Ele falará sobre “Mobilidade urbana sustentável: o que isso significa?”.

Nicolas Bautes
O Nicolas é um geógrafo francês. A linha de pesquisa dele é, além de outras coisas, planejamento urbano e exclusão social. Possui doutorado em Dinâmicas comparadas Sociedades e Desenvolvimento na Universidade Denis Diderot Paris 7. Ele é professor no departamento de geografia da Universidade de Caen. Também possui pós-doutourado da UFRJ e do centro de ciências humanas em New Delhi. Hoje localizado no Rio de Janeiro, ele atua no Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais na PUC-Rio e no FACI - Núcleo de Pesquisa Favela e Cidadania na UFRJ.
Ele falará sobre “Mobilidades desfavoráveis logo afastamento forçado: olhares cruzados Rio de Janeiro-Mumbai”.

Paulo César Marques da Silva
O Paulo possui mestrado em Engenharia de Transportes pela UFRJ e doutorado em Transport Studies pela University of London. É professor adjunto da Universidade de Brasília, ex-diretor da Anpet (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes), membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e ex-conselheiro do Conselho das Cidades. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Tráfego. Também é integrante da ONG Rodas da Paz.
Ele falará sobre “A tarifa do transporte público como fator de exclusão social”.

O moderador será o Daniel Rittner do Valor Econômico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário