06 março 2013

Pedalada das Mulheres - Dia 8 de Março


Praça 8 de Abril - Cuiabá -MT
19:30 hs Concentração
20:00 hs Saída
Passeio leve - o trajeto como sempre, decidido na hora, mas sempre um trajeto que seja possível para toda massa. Tragam suas mensagens, flores ou enfeitem suas bikes!! :)


A razão do dia 8 de março

Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho como, redução na carga horária diária para 10 horas e não 16 horas como era praticado, equiparação de salários com os homens (elas recebiam até um terço do salário de um homem para executar as mesmas tarefas) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem a essas mulheres que morreram em 1857. Mas somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


O que se pretende com a celebração desse dia? Chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Um beijo e até lá!!
Malu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário