17 agosto 2012

CYCLING STUDY TOUR - First Day


A Malu de Bicicleta, no país das bicicletas!

Olá pessoal!!
Vou contar pra vocês por onde andei pedalando. Descobri um curso de estudo chamado "Cycling Study Tour" através de um amigo que me convidou para fazermos juntos que acontece na cidade de Assen e Groningen ao norte da Holanda ou Netherlands - "o país das bicicletas". O estudo é sobre como é feito o planejamento cicloviário dessas cidades. Sem dúvida não demorei para afirmar o quanto adoraria participar dessa viagem fascinante. Não só me diverti pedalando com tranquilidade, segurança e conforto pelas ruas holandesas aproveitando tudo que há de bom, como embora, veio a ser como o objetivo principal em divulgar e dividir com vocês sobre as boas ideias que vi e aprendi nesse estudo. Vamos repassar esses exemplos aos nossos representantes políticos e tentar ajudar a transformar nossa cidade ou até mesmo nosso país, quem sabe! A hora é agora. Ciclovia para Todos! Ciclovia Já!

Bem Vindo a Assen!
A turnê do estudo consiste em três dias pedalando e conhecendo toda a infraestrutura dessas cidades Assen e Groningen, onde contribui com um número elevado por meio desta modalidade de transporte. A turnê começou pela cidade de Assen, na qual é uma cidade pequena e com uma excelente infraestrutura e também aproveitamos a oportunidade para pedalar na cidade de Groningen, que tem a maior quota modal de ciclismo do mundo, totalizamos 160 km percorrido durante a turnê. O estudo iniciava às 9:00 hs da manhã e terminávamos por volta das 18:00 horas, e confraternizávamos ao final de cada pedalada em algum restaurante interessante da cidade.

Os participantes desta turnê vieram de diferentes países como Canadá, França, Irlanda, Inglaterra, U.S.A e Brasil. O Curso é organizado por David Hembrow idealizador responsável pela turnê, visite o site e saiba mais aqui: http://www.aviewfromthecyclepath.com

História e origem  
Assen possui uma longa história, iniciando em 1259 quando os monges Cistercian mudaram-se de Coevorden para as terras desertas e mais altas de Assen para reconstruir seu monastério. Partes do muro do monastério ainda está intacta formando partes do prédio do Museu de Drents. Em 1809, Netherlands foi parte do império da França e Lodewijk Napoleon (irmão de Bonaparte) conquistou Assen, e concedeu os direitos da cidade. Após a Segunda Guerra Mundial, Assen é a cidade que mais cresce ao norte da Holanda, é um lugar turistico e de lazer. A população atual é de 67.000 mil habitantes, mas há expectativa de ser mais de 80.000 mil habitantes em 2o30. Atualmente, acima de 40% de todas as viagens em Assen são feitas por bicicletas. Outra forma de expressar isso é dizer que em média moradores de Assen circulam 8 vezes por semana, ou seja, 67.000 mil pessoas fazem bem mais de 70.000 viagens de bicicleta todos dos dias. À medida que a cidade se expande, há desafios. Ao oeste de Assen, há um novo desenvolvimento fora do limite da cidade, foram providenciados medidas extraordinárias a serem tomadas para ligar a cidade de maneira que não altere a taxa de ciclismo. Os planos continuam sendo desenvolvidos para fazer do ciclismo formas atrativas e melhorar condições para o ciclista em razão do ciclismo crescente na cidade.
Assen - Netherlands (Clique na foto para ampliar)
O mapa mostra a rota por onde passamos de acordo com os números da ordem. Segue uma breve descrição do que vimos em cada ponto.

Primeiro dia

1. Pequenas ruas ao redor de Beilerstraat (local da minha hospedagem). Estas ruas dataram bem antes da infraestrutura do ciclismo e foram integradas ao planejamento. No entanto, eles já foram organizadas como uma série de estradas em sentido único para carros com limites de velocidade baixa em cruzamentos. Eles permanecem úteis para as bicicletas. Muito poucos carros são vistos em tais ruas.
2. Uma das principais estradas fora de Assen. Muito utilizada por pessoas de todas as idades. As ciclovias são de boa qualidade de ambos os lados da estrada e possuem iluminação LED, que está sendo instalada em Assen, como parte da tentativa de ser "neutro em carbono" até 2020.
3. Um túnel permite-nos evitar completamente o anel viário da cidade. Muito utilizado por ciclistas de todas as idades.




Observe o lixo para os ciclistas no final do túnel e também há sinalização em todas as direções.

4. Esta escola secundária possui cerca de 650 alunos. Existem mais de 700 espaços de estacionamento de bicicletas. A maioria das vezes está sempre cheio. Seguimos a rota que muitos desses alunos percorrem de bicicleta da escola para cidade ou vilas ao Sudoeste. A ciclovia é contínua entre a escola e vilas periféricas.

5. Passagem inferior de auto-estrada. Observamos que pedalando pela ciclovia quase não se houve barulho na auto-estrada a curta distância.
6. Ciclovia continua após a vila de Witten. Observe como o limite de velocidade através deste, como quase todas as vilas, fica a 30 km/h, mas uma ciclovia segregada proporciona um maior grau de segurança, uma viagem mais contínua e ininterrupta. 
7. Vila de Bovensmilde, uma antiga vila muito expandida a partir da década de 1970, cerca de 5 km da escola. Muitas crianças pedalam por aqui. Alguns vem de uma distância maior, pedalam cerca de 20 km para chegarem à escola. E´comum por aqui as pessoas usam ciclovias para curta distância. Seguimos por uma antiga ciclovia pedalando ao lado da estrada principal por uma curta distância e depois uma estrada rural que dá acesso apenas para os motoristas.

Bicicletários ao lado de um ponto de ônibus - E´ de costume trabalhadores deixarem suas bicicletas estacionadas neste local e tomarem o ônibus pela manhã, quando retornam e só pegar a bike e ir embora para casa.

Observe, "Roundabout" - significa uma espécie cruzamento circular ou "ilha central" características na estrada para que o ciclista continue pedalando sem conflitos com os automóveis. Repare a foto, o grupo permanece na ciclovia e a ilha central está separada por uma distância segura, e o limite de velocidade nessa área é baixa dos veículos.
8. Ao fim da estrada, nota-se que este é considerado "a pior ciclovia em Drenthe", votado pelos leitores do jornal local. É uma estrada de lazer, ninguém usa este caminho para uma rota direta no dia a dia. `A direita há uma nova ciclovia de lazer, também indicado como a pior ciclovia. Esta vai sendo atualizada a cada um ano ou dois. Seguimos então, por uma nova ciclovia de volta a Assen. 

9. Entramos Assen na borda ocidental, através de uma estrada paralela ônibus e ciclovia, levando para um novo bairro de Kloosterveen. Acesso aqui é restrito para veículos particulares.
Passagem apenas para ônibus, carros são proibidos neste local.
(photo by David Hembrow)
Kloosterveen é o mais novo bairro de Assen, foram construídas cerca de 9.000 casas. Ainda  está em construção. São construídas em linhas bastante típicas para um desenvolvimento moderno holandês, com prioridade em ciclismo, caminhada e transportes públicos. Cada casa também tem estacionamento, mas o carro não é a única maneira de ser usado.
10. Ciclovias paisagísticas oferece uma rota direta com a área habitacional que não equivalem para os motoristas.
11. Kloosterveen shopping center. Esta parte de Kloosterveen foi construído a partir de 2009, e terminou em 2010. Antes deste centro ser construído, Kloosterveen havia vários edifícios temporários para fornecer a maior parte as mesmas funções (bares, supermercado, padaria, cabeleireiro, loja de brinquedos e outros comércios) para que os moradores não criassem um hábito em busca desses serviços em outro lugar. Esta é uma área de pedestre, mas as bicicletas aqui são permitida.
12. Área escolar em Kloosterveen. Embora parte da educação primária acontece na mesma área, como as lojas, a maior parte do resto do bairro são agrupados neste local. Passamos por aqui para ver as crianças na saída da escola primária (idade 5-11) irem para casa para almoçar. Alguns encontram com seus pais e alguns já possuem suas próprias bicicletas de passeio. Observe, nesta área também é possível ver uma outra estrada de ônibus, que é intransitável por carro particular. O bairro é dividido em dois e acesso de um lado para o outro é difícil de carro, é mas fácil a pé ou de bicicleta.
13. Pedalando em Kloosterveen. Depois de ver as crianças após a saída da escola ao norte fizemos uso das inúmeras rotas adicionais podendo ser usadas ​ apenas por bicicletas, carros não são permitidos.
14. Pedalando no centro da Assen. Porque o novo bairro foi construído fora do limite cidade existente, havendo um risco de que o percurso da rota para o centro da cidade seria pouco atrativo e que isso iria conduzir a uma menor possibilidade de ciclistas pedalando na própria cidade. Para evitar isso, uma combinação de ciclovias fora feito permanecendo que as bicicletas circulem na estrada.
15. Passamos sob a rodovia, que é relativamente tranquilo, em parte por causa das superfícies de estrada tranquila desenvolvidos na Holanda para reduzir ruídos.
16. Várias pontes foram construídas nos últimos quatro anos para permitir ciclismo aqui, incluindo a grande ponte que leva o anel viário ao longo da ciclovia. Este foi construído a fim de que os ciclistas não teria que parar e esperar por semáforos entre o novo bairro e o centro da cidade.
Todos que possuem um barco também utilizam bicicletas.
17. Uma ciclovia é prioridade legal, proporcionando um caminho direto ao centro da cidade.
18. No século XX, este local ao final do canal onde os barcos podem virar-se, foi um estacionamento para carros até 2007, e de compras com capacidade para restaurantes, o final do canal foi um cruzamento movimentado na década de 1960 e 1970. A fim de abrir espaço para a nova estrada no lado sul do canal, bem como uma ciclovia de alta qualidade, o último quilômetro do canal que nos aproximamos da cidade foi movido lateralmente por dois metros. 
19. Na década de 1970, esta praça no centro da cidade era um parque de estacionamento ao lado de uma estrada movimentada. Paramos por aqui para tomar um café da tarde, e também vimos algumas fotos de algumas ruas que foram transformados desde os anos 1960 e 1970. Clique aqui para ver as imagens do local.

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