18 fevereiro 2012

O que é a Massa Crítica?

A Massa Crítica (MC) nada mais é do que um movimento social e espontâneo em defesa do uso do modal ecologicamente correto, sendo ela contestadora e de forma pacífica. Neste caso, nós ciclistas de Cuiabá defendemos o uso deste meio de transporte sendo o mais democrático, sustentável e de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - capítulo IX, art. 96, inciso II, alínea (a) - de passageiros: sendo considerado a primeira espécie de veículo na classificação - Bicicleta. Temos diversas leis onde mencionam o veículo bicicleta, mas por onde andam nossas ciclovias, ciclo-faixas, bicicletários, sistema de aluguel de bicicletas em nosso município?

A Massa Crítica originou-se na cidade de São Francisco - CA, E.U.A onde foi lançada a semente em 1992 e atualmente cresce em diversas cidades do mundo inclusive em muitas capitais do Brasil.
Massa Crítica - MC - Cuiabá-MT (Dia Mundial Sem Carro - 2011)

A Massa Crítica é organizada de forma horizontal e não há hierarquia, não possui apenas uma voz, ela possui tantas vozes quanto participantes. A “Bicicletada” assim chamada nesse movimento social da MC, ela é celebrada toda última sexta-feira do mês para pedalar, contestar, reclamar, promover, manifestar, divertir, festejar e divulgar este modal que está ao alcance de muitos, veículo silencioso, não poluente e inclusivo. Todos são livres para levar sua manifestação e sua criatividade. Nós ciclistas iremos nos juntar, trocar ideias e informações, festejar e convidar a sociedade cuiabana à uma reflexão sobre a mobilidade urbana, a preservação do meio ambiente, o uso racional do veículo, gerando mais saúde, proporcionando autonomia no deslocamento, sendo eficiente, seguro e econômico por onde a massa crítica passar entre ruas e avenidas da cidade.

Então, cadê vocês ciclistas de Cuiabá e Várzea Grande? Vamos nos juntar ao movimento da Massa Crítica que está começando a se formar? Multiplicando e somando nossa força de vontade e cobrar nosso direito de ir e vir.
Mais ação, menos inércia!!!

Por: Malu J

Nenhum comentário:

Postar um comentário