13 julho 2011

Tire o melhor da sua bike (Parte I)

Da preparação física à escolha da magrela, reunimos tudo o que você precisa para curtir ao máximo uma pedalada.

Se o cão é o melhor amigo do homem, você pode eleger a bicicleta como a melhor amiga. Ela é alternativa para os principais males que nos afligem - trânsito caótico, poluição do ar, obesidade, sedentarismo a até a falta de grana. Fora esse lado politicamente correto, ela ainda garante muita aventura e diversão. Mais de 200 anos depois de inventada por um conde francês, quando não passava de um toco de pau sobre rodas, movida a passadas até pegar embalo e sem fazer curvas, a bike continua imbatível em suas utilidades, como a de construir um coração forte e um corpo sarado. E, como não parou no tempo, o que não falta são muitas opções de modelos, materiais, tamanho e, claro, preços. Saiba escolher a mais apropriada para que ela não fique encostada em um canto acumulando poeira.

DEFINA SEU OBJETIVO
Para tirar melhor proveito da bicicleta, defina como você pode pretende usá-la, de passeios com sua parceira no parque a aventuras em trilhas de terra ou mesmo como exercício aeróbico. Para um treino regular e complementar à musculação, decida entre as categorias mountain-bike (MTB) e bike de estrada. "São como jipe e Ferrari. O primeiro vai a qualquer lugar que a Ferrari chegar, ainda um bom tempo depois, mas uma Ferrari nunca atingirá os mesmos lugares que um jipe", compara André Escudeiro, ciclista e vendedor especializado.

MTB - Pau pra toda obra
Mais robusta e resistente às condições adversas, a mountain-bike tem uma coroa a mais na transmissão da corrente (o menor circulo da frente, de 22 dentes), que permite reduzir a força na pedalada, principalmente em subidas, ainda que você gire mais o pedal para sair do lugar. Pesa entre 9 e 18 quilos e engloba diversas modalidades técnicas, como dowhill, freeride, cross-country, enduro ou all mountain. Para encarar a pedalada como hobby ou meio de transporte na terra ou no asfalto, fique com a cross-country ou all mountain, que, embora menos resistentes, são mais leves e confortáveis. As de melhor qualidade funcionam mais em áreas urbanas do que as bicicletas híbridas, que reúnem características das de estrada, mas são mais frágeis na terra.

ESTRADA - Velozes e furiosas
Usada tanto em provas de triatlo como de resistência, como o Tour de France, a bike de estrada é mais leve, pesa entre 6,5 e 10 quilos e é menos resistente que MTB. Não tem a coroa de redução de força, mas potencializa a velocidade. Quem não compete pode adotá-la para treinar resistência aeróbica ou como meio de transporte. Seu uso, no entanto, acaba meio limitado pelo preço e por exigir boa qualidade do piso.

Por Rodrigo Gerhardt, Men´s Health.

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