26 julho 2011

Bikephonia - O Jovem Ouvindo Música de Bicicleta

Era uma vez uma pequenina e bela cidade, onde morava um garoto. Todos os dias, ele pedalava sua bicicleta até a praça do mercado. Era rápido, habilidoso, gostava muito da sua bike. Quando chegava à praça, algo o fazia parar: postes com alto-falantes, onde se podia ouvir música ao ar livre. O garoto, maravilhado com as canções que ali ouvia, ficava parado, ainda sobre a bicicleta, em frente aos altos-falantes. Volta e meia, pedalava ao redor da praça, mas logo parava novamente, hipnotizado pelas melodias.

E era assim, todos os dias, e todos os dias, seu amor pela música crescia. O garoto também cresceu e tornou-se um grande compositor. Em 2010, a praça ganhou uma estátua chamada "O Jovem Ouvindo Música de Bicicleta", para imortalizar a cena e prestar uma homenagem ao garoto, à bicicleta e à música.

Essa é a história de Arvo Pärt, nascido em 11 de setembro de 1935, natural de Paide, na Eslovênia. A "pequenina e bela cidade", também chamava-se Rakvere, onde Arvo cresceu e desenvolveu sua paixão pela música. Ele compõe canções clássicas em um estilo conhecido por minimalismo, caracterizado pela repetição e estaticidade. Suas obras são hipnóticas, lembrando a música psicodélica, ou até mesmo o punk rock.

A música tem um poder especial. A pessoa responde imediatamente a uma melodia, ficando triste ou feliz, tensa ou relaxada, batendo o pé no ritmo ou ficando paralisada, extasiada. As letras podem apresentar críticas sociais, ou sentimentos que refletem a condição humana.

E a bicicleta também faz parte do universo musical. Da música popular brasileira ao rock da Inglaterra, do tango argentino à música clássica russa, ela está presente nas letras, títulos das músicas e álbuns, fisicamente em alguns palcos e orquestras ou, como no caso de Arvo, no contexto da história de grandes músicos.
Fonte: Revista Bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário