12 setembro 2013

Dia Mundial Sem Carro!! Cadastre sua cidade!

Cadastre sua cidade no site e participe!

Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro e o dia do Bicis Pela Vida. O evento, que acontece em cidades do mundo todo, busca promover a bicicleta como meio de transporte e o respeito aos ciclistas.

Neste ano, a rodada mundial acontece em cidades do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Holanda e Polônia. No dia 22, participantes de todas as cidades vão presenteá-las com “linhas da vida” para proteger os ciclistas e sair para pedalar em grupo, de forma respeitosa e organizada, para pedir melhores condições aos ciclistas urbanos.

As ações serão promovidas por grupos de voluntários de cada cidade. A ideia é incentivar a realização de ações criativas que promovam a cultura da bike partindo dos próprios cidadãos. O movimento é horizontal, não possui líderes ou entidades coordenadoras, e servirá apenas como plataforma para centralizar e divulgar as ações por meio de um mapa colaborativo.

O objetivo é que os moradores presenteiem suas cidades. E aí vale tudo, qualquer expressão artística no espaço público, desde que feita com respeito e autorização dos órgãos competentes, caso necessário.

Criado em Medellín, na Colômbia, o projeto Bicis por la Vida recebeu o prêmio Cycling Visionaries de 2013, durante o Velo City, principal congresso de ciclomobilidade do mundo, realizado entre 11 e 14 de junho em Viena, na Áustria.

E quais são ações propostas pelo movimento?


  • Convidar as pessoas para um passeio de bicicleta;
  • Participar de manifestações artísticas nas ruas da cidade: desenhar “linhas de vida” nas ruas, pintar ciclovias e ciclofaixas cidadãs, símbolos de prioridade ao ciclista ou murais relacionados ao assunto;
  • Ajudar a abrir e gerenciar espaços a serem usados nesse dia como percursos de lazer, para que as pessoas possam utilizar suas bicicletas, patins, patinetes, skates ou caminhar em segurança;
  • Qualquer ação criativa e coletiva que ajude a promover o uso das bicicletas como meio de transporte.
via: The City Fix Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário