01 junho 2011

As pedaladas podem se tornar bem mais animadas em grupo

Você já deve ter visto por aí uma galera andando de bike pelas ruas da cidade. À noite, com certeza cruzou com várias luzinhas piscando pela pista. São os grupos de pedal: ciclistas, na maioria amadores, que se encontram para passear (e se exercitar) nos grandes centros urbanos. O bacana é que muitas moças estão apostando nessa prática para aliviar o cansaço, quebrar a rotina e manter a forma. “A cada semana, recebemos de cinco a dez novos participantes. E grande parte é mulher”, diz Paulo de Tarso, diretor do Sampa Bikers, um dos grupos de ciclismo noturno de São Paulo. Tamanha procura tem justificativa: pedalar em turma funciona como um incentivo – no melhor estilo a união faz a força. 

Mesmo cansada, você entra no ritmo e não para até completar o percurso. Além disso, o tempo passa rápido. E aí fica mais fácil conquistar um corpo firme e sequinho, ganhar fôlego e disposição. Hoje em dia, há grupos pelas ruas e avenidas para todos os gostos: existe o pessoal que sai nas manhãs do fim de semana, o que prefere pedalar à noite, o que encara um percurso mais fácil, o que já é craque na bicicleta e tem até pedalada exclusiva para mulheres. Visite o link Saia na noite mulheres de bicicleta!

Para ter idéia de como girar pedal em turma está em alta, uma passeata de bike foi criada para chamar a atenção para causas ambientais e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. É a Bicicletada, uma manifestação que acontece em várias cidades do Brasil. Porém, não importa como você se reúne com a moçada para os passeios urbanos: pode convidar os amigos, entrar em um grupo de pedal, girar a bicicleta em prol do planeta. Depois que começa a andar de bike no asfalto com uma turminha, logo descola companhia para trilhas nos finais de semana. Ou seja: divertimento e malhação garantidos de segunda a domingo. Tudo de bom!

Ideal para iniciantes
Você quer começar a pedalar e não sabe como? Os grupos são um incentivo e tanto para quem deseja incorporar de vez essa prática na rotina. “Quando uma garota chega para andar com a nossa turma pela primeira vez, a gente ensina o bê-á-bá do pedal. E aí ela não se sente inibida”, garante Teresa D’Aprile, fundadora do Saia na Noite, grupo paulistano de pedalada noturna exclusivo para mulheres. O gostoso é que esses encontros são encarados como passeios, respeitando o ritmo das iniciantes. “A primeira vez que fui pedalar não tinha nem capacete. A organização me emprestou um e os guias me ajudaram a entender como funcionam as marchas da bike. Andei devagar e deu tudo certo”, diz a analista de sistemas Carla Castro, 38 anos, de São Paulo.

Por Christina Biltoveni
Revista BOA FORMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário