03 agosto 2011

Alimentação no cicloturismo

O Cicloturismo é uma ótima opção para quem gosta de andar de bicicleta sem ter o compromisso de uma competição. Nesta modalidade, é importante realizar o planejamento dos alimentos que serão consumidos durante a viagem ou passeio. Como normalmente são transportados em mochila, é necessário optar por alimentos práticos, com uma boa durabilidade, e que não necessitem de refrigeração. A alimentação será fundamental para repor as perdas dos nutrientes gastos durante a prática do cicloturismo. 

Água, bebidas isotônicas e suco de frutas são importantes para prevenir a desidratação. Essas bebidas devem ser ingeridas em intervalos de 15 a 20 minutos, e a quantidade deve ser de acordo com a sua tolerância gástrica. Durante o dia, realize três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, e pelo menos três lanches entre as refeições.

Para repor carboidratos, vitaminas e sais minerais, as frutas secas - como uva passa, damasco e maça seca e castanhas - como castanha de caju, nozes, castanha do pará, amendoim e soja torrada, são boas opções de lanches. Uma boa dica é fazer um mix de frutas secas e castanhas. Barrinhas de cereais são muito práticas.

As frutas in natura podem ser consumidas, mas devem ser compradas nos locais em que passar durante a viagem, pois elas se deterioram mais rápido, impossibilitando seu transporte na mochila. Opções de frutas: banana (que é fonte rica em potássio para prevenir as câimbras), maçã, laranja e pêra, que são frutas de fácil consumo.

A cenoura pode complementar sanduíches, ou ser uma opção de lanche, cortada em palito. Os queijos processados podem compor os sanduíches, pois não precisam estar refrigerados.
Para o almoço e jantar, podem ser os alimentos liofilizados, que são alimentos com menor teor de água e possuem maior tempo de validade, como risoto, purê de batata, feijão, arroz, carnes e clara de ovo, e também os alimentos secos, como macarrão, farinhas e temperos. São alimentos práticos e que garantem e energia diária.

A carne de soja, que é proteína vegetal texturizada, é uma ótima substituta de carne in natura, pois é de ser comprada e de rápido preparo, lembrando apenas que precisa ser bem temperada. Uma dica importante é treinar o preparo desses alimentos em casa, para que durante a viagem ou passeio garanta uma alimentação saudável, saborosa e que atenda sua necessidade energética diária.

Texto: Amanda Miranda e Beatriz de Andrade Vilela
Revista Bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário