16 abril 2012

BICICLETADA NACIONAL - 30 de Março

Bicicletada Nacional 
Contra Impunidade no Trânsito

Mais uma vez nós ciclistas e ciclo ativistas de Cuiabá nos reunimos para participamos da Bicicletada Nacional no dia 30 de março - última sexta-feira do mês, onde ocorreu em várias cidades brasileiras e mais quatro cidades no exterior - desta vez o tema foi "Contra a Impunidade no Trânsito", atualmente em Cuiabá e em qualquer cidade brasileira, o que vemos acontecer é que inúmeros ciclistas e pedestres, morrem atropelados por imprudência e falta de responsabilidade de motoristas ao guiar um veículo, ou devo dizer "monstroristas" ou "mautoristas". E o que o Estado faz em relação a esses acidentes ou crimes? Nada é feito ou modificado e muitos ficam impunes e seguem suas vidas como se nada tivesse acontecido. É responsabilidade e dever do Estado no qual deveriam cumprir adequadamente suas responsabilidades com seus cidadãos, revendo suas Leis municipais e estaduais construindo ciclovias, ciclofaixas em todos os lugares da cidade e em torno dela, dentro das normas técnicas do plano de mobilidade urbana que o governo brasileiro institui no Ministério das Cidades integrando uma política de desenvolvimento urbano e sustentável, inserindo e valorizando a bicicleta como meio de transporte. 


O código de trânsito brasileiro, lei nº 9.503/97 - existe, mas na prática ela não é respeitada, aplicada e fiscalizada, entretanto, o que ocorre é que vemos é um completo descaso e desrespeito com a sociedade, precisamos de cidades mais humanas, uma cidade organizada, onde nós ciclistas desejamos pedalar com segurança com direito de ir e vir com o mínimo de segurança. Como diz o político e ciclo ativista colombiano ex-prefeito de Bogotá - exemplo a muitos políticos brasileiros. Ele diz: "Se uma ciclovia não é segura suficiente a uma criança de 8 anos, não é uma ciclovia de verdade"

Quero agradecer a todos que se empenharam e acreditam no movimento "CICLOVIA JÁ!" onde só temos a crescer, ciclistas unidos e pessoas que desejam uma cidade mais organizada seja no trânsito, na saúde e na educação sejam bem vindos ao grupo, seremos GIGANTE, afinal somos muitos e não devemos nos calar. 

Nesse manisfesto, compareceram ciclistas na preparação da bicicletada (foto acima) e todos aqueles que acreditam na causa e desejam mudanças em nossa cidade se fizeram  presentes no dia, pedalamos pela cidade nos principais pontos mais movimentados e assim, transmitimos nossos recados a população onde conseguimos sermos vistos e ouvidos. O que foi ótimo, pois percebemos os incentivos e aplausos por aqueles que nos ouviram e pela coragem de estarmos às ruas reclamando e cobrando por uma cidade justa, segura e ciclável.

Nossas reuniões acontecem a cada quinze dias na Praça 8 de Abril, às 20:00 horas - as chamadas e avisos das reuniões são feitas aqui no grupo CICLOVIA JÁ - FACEBOOK, acesse, participe, acompanhe! Vamos nos unir!!! 
Valeu pessoal, parabéns e até a próxima Bicicletada do dia 27.04 - última sexta-feira do mês!

Praça 8 de Abril - Cuiabá - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário