22 dezembro 2011

Ciclovias em Rio Branco - AC

(Foto: Maria Luiza Brandão)
(Rio Branco - Acre - Brasil)
Olá pessoal, já estava sentindo falta em fazer uma matéria sobre as ciclovias pelas cidades que acabo conhecendo, se elas existem de fato, como elas são, como elas estão, etc. Comecei pela cidade de São Paulo/capital na postagem de julho. E nesse mês de dezembro tive a oportunidade em conhecer dois Estados do Brasil, Acre e Rondônia. Fiquei poucos dias, mas já foi o suficiente para registrar para vocês o que encontrei por lá em suas respectivas capitais.
(Foto: Maria Luiza Brandão)
Essa é a ciclovia que possui 4 km de extensão da Via Chico Mendes,  o limite de velocidade aos carros é 50 km/h, para segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas. Foram plantadas palmeiras imperiais e nos canteiros flores nativas ao longo da ciclovia.
(Foto: Maria Luiza Brandão)
O Calor aqui também é intenso em torno de 25º C a 40º C. 
(Foto: Maria Luiza Brandão)
Ao todo, são 60 km de ciclofaixas e ciclovias, onde muitos ciclistas acham que faltam muitas sinalização ainda, bom, pra quem não está acostumada com elas, até que achei muito bem sinalizadas. As ciclovias ligam de bairros ao centro. As bicicletas estavam por todos os lados, há um número grande de ciclistas por aqui, mas não consegui registrá-las, pois era um dia chuvoso, mas o que importa são as ciclovias/ciclofaixas.
(Foto: Maria Luiza Brandão)
Vejam este outro exemplo: uma ciclofaixa, lado direito. No centro, onde há um carro estacionado é local de parada para os automóveis e no lado esquerdo é a pista de rolamento para os carros. Assim, não atrapalham o fluxo das bicicletas.
Boa ideia, não? :)
(Foto: Maria Luiza Brandão)
Sinalização das bicicletas no asfalto!
(Foto: Maria Luiza Brandão)
Mais um exemplo de ciclofaixas e suas tachas (dispositivos delimitadores) e duas pistas de rolamentos lado esquerdo, onde já não é possível paradas para carros. Pelo que parece, essa ciclofaixa passa impressão de estar fora da medida, conforme o plano de mobilidade por bicicletas nas cidades, pelo Ministério das Cidades.
(Foto: Maria Luiza Brandão)
Neste local, o movimento é mais intenso, olhem lá, a pintura demarcada em forma de bicicleta no asfalto e também havia sinalização nos postes conforme a imagem acima. Espero que tenham gostado, depois de Rio Branco, enfim, segui para Porto Velho-RO. \o/

Um comentário:

  1. Faltou você visitar o Canal da Maternidade, Parque do Tucumã, parque do São Francisco e AV Amadeu Barbosa são lugares boms de pedalar.
    Na ciclovia onde tem um motociclista folgado o problema é que após o sinal a ciclovia muda de lado. >.<

    Muito legal o seu blog gostei.

    ResponderExcluir