13 DICAS PARA PREVENIR ACIDENTES SOBRE DUAS RODAS
1. Antes de sair, confira se a bicicleta está em ordem. Verifique pneus, freios e rodas para não ser surpreendido no caminho.
2. Sempre que possível, evite avenidas de tráfego intenso. Planeje rotas secundárias mais tranqüilas e siga as leis de trânsito.
3. Lembre-se: veículos mais lentos à direita. Ande sempre na via e não nas calçadas e sempre em linha reta, sem ziguezague.
4. Siga o fluxo do trânsito. Jamais ande na contramão, pois em uma colisão frontal o choque é sempre maior.
5. Sinalize previamente suas manobras e conversões com gestos de forma bem visível.
6. Não pedale colado na traseira de veículos e cuidado ao passar ao lado dos estacionados, pois portas podem se abrir de repente.
7. Atenção redobrada nos cruzamentos, esquinas e saídas de estacionamento.
8. Para atravessar ruas movimentadas, desça da bicicleta e empurre-a ao seu lado, seguindo as regras para os pedestres. E não pare de perfil na faixa de pedestre, pois ocupa muita espaço, bloqueando a passagem.
9. Jamais use fones de ouvido ou pedale falando ao celular.
10. Não freie bruscamente, principalmente em dias de chuva ou pista molhada. Mas se for preciso, jogue o peso do corpo para trás.
11. Ao se aproximar de um semáforo fechado, reduza a marcha para facilitar a arrancada.
12. Nas curvas, a velocidade ideal deve ser determinada no último trecho de reta que a precede. Deve-se frear o mínimo possível e analisar com antecedência o piso para evitar buracos, manchas de óleo, poças d’água ou areia. Procure não “deitar” muito a bike.
13. Seja cordial. Agradeça as gentilezas dos motoristas e, ao parar ao lado de um carro, sorria J.
Fonte: Use Bike e Guia Bike na Rua.
Fonte: Use Bike e Guia Bike na Rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário