27 abril 2011

A Hora do Rush (Holanda) parte III

Plano cicloviário de Sorocaba - SP



Vídeo da Prefeitura de Sorocaba/SP sobre a expansão cicloviária do município.
Um exemplo para muitas cidades brasileiras!! 

Bike para transporte, esporte e lazer

Por: José Rubens D'elia

Quero compartilhar com todos, o grande papel que a bike pode ter, também como opção maravilhosa de atividade física, transporte e diversão. Há algum tempo, eu não via futuro promissor e possibilidade para os ciclistas no Brasil. Hoje, todos os dias novos adeptos descobrem o fascínio que a bicicleta pode ser em suas vidas, na preparação física, na sensação de bem estar, liberdade e autonomia. A exemplo de outros países (Japão, China, Holanda, Dinamarca etc.), onde as ciclovias e ciclofaixas são um suplemento básico para o transporte, esporte e lazer, São Paulo e outras cidades brasileiras estão implantando projetos para este sistema funcionar com o mesmo sucesso, incentivando cada vez mais pessoas à prática da modalidade. 


Em São Paulo, atualmente a ciclofaixa integra os Parques das Bicicletas, do Povo, do Ibirapuera e Villa-Lobos. São aproximadamente 30 km de percurso sinalizado por placas, pintura especial e conta ainda com equipe de 355 pessoas ao longo do trajeto, auxiliando e informando os usuários.


A ciclovia na marginal Pinheiros é outro investimento que considero válido como incentivo ao esporte. O trecho de 14 km vai da Estação Autódromo da CPTM até a Vila Olímpia. Mesmo com todas as críticas naturais, de poluição, falta de acesso à pista, ainda temos a sensação de estarmos sendo respeitados em um lugar seguro.

De acordo com dados levantados na página virtual da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares), o Brasil continua como terceiro maior produtor de bicicletas no mundo, com uma fatia de 4,2% de toda frota mundial, ou seja, cerca de 5,5 milhões de novas bikes por ano. Atualmente, existe um número próximo de 60 milhões de bicicletas em todo território brasileiro, sendo que o predomínio de 44% é na região sudeste. A trajetória das bicicletas no Brasil está passando por um bom e importante caminho, e o uso da bike pode um dia se tornar um hábito dos brasileiros, assim como já faz parte do cotidiano das cidades européias. A bicicleta integra as pessoas, fortalece a convivência urbana e ainda não polui. O que você está esperando?


José Rubens D'elia
Preparador físico, especializado em psicologia e fisiologia do esporte.
Fonte: Revista Bike Action


MOTIVOS PARA TIRAR A SUA MAGRELA DA GARAGEM
Para você:
Praticar um esporte que faz bem para a saúde, permitindo que preste atenção ao corpo;
Melhora a disposição física para as atividades do dia a dia;
Melhora a autoestima e o humor;
Propicia liberdade e o sentimento frequente de recompensa;
É excelente para pequenas compras;
É de custo acessível;
É o mais prático meio de locomoção para pequenos trajetos.
Para a sociedade:
Diminui conflitos no trânsito;
Diminui a poluição;
Economiza espaço urbano;
Melhora todos os índices ambientais.

18 abril 2011

Pensamentos na minha bicicleta

Giro na city 13 km 17.04.2011

Parque Mãe Bonifácia
Eis aqui o Parque Mãe Bonifácia. Em uma área de 77 hectares, o parque possui trilhas para caminhada, equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental. Contudo, é lamentável, o parque não é amigo dos ciclistas e nem dos cãezinhos. L

mas nada desanima as meninas que pedalam J
pedalJlegal 
pedalar espalha alegria ...
..compartilhando as ruas e avenidas, a rua é para todos !!

17 abril 2011

Força no pedal

Há quanto tempo você não anda de bike? Ela está lá, pendurada no gancho da garagem há um tempão? Chegou a hora de colocar a sua magrela na rua e sentir na pele os benefícios dessa atividade que, além de ser uma das mais prazerosas, é uma das que proporcionam maior gasto energético. Uma hora pedalando mountain bike queima 700 calorias, o equivalente a um farto hambúrguer com direito a queijo, maionese, ketchup. 

O fato de não provocar impacto nas articulações faz da bicicleta a melhor aliada para promover o emagrecimento, de acordo com a nutricionista Bonnie Jortberg, diretora do departamento de perda de peso do Centro de Saúde da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. A natação é outra atividade que preserva as articulações, contudo, Jortberg é contundente ao dizer que nem sempre as gordinhas se sentem à vontade dentro do maiô, por isso procuram a bike para reverter o ponteiro da balança. No que diz respeito a pernas perfeitas, o ciclismo é mágico, pois além de queimar gordura, desenha os músculos. "A musculatura das coxas - e também dos glúteos - entra em ação, com muito mais ênfase para o quadríceps", diz Kim Cordeiro, diretor-técnico da BKSport Assessoria Esportiva. 

Quer mais vantagens? Andar de bicicleta é lúdico - afinal, você deu as primeiras pedaladas quando criança, equivale a investir em uma poupança, porque economiza o dinheiro do transporte, e também contribui com a natureza, pois não polui o ambiente. 

Com tantos benefícios, por que as mulheres ainda são resistentes à atividade? De acordo com Cláudio Clarindo, ex-técnico da seleção brasileira feminina de ciclismo, a falta de companhia é o principal fator, pois elas se sentem inseguras para encarar, sozinhas, as mudanças de marchas, o freia e acelera da bike, além do trânsito pesado das grandes cidades. Esse medo é superado com um pouco de prática. E a melhor maneira de arrumar companhia é entrar para um grupo de ciclistas - existem até o exclusivos para as mulheres. Suba em sua bike e saia por aí!

por: Ana Paula de Oliveira
Revista Boa Forma

16 abril 2011

Olivia Palermo

Sinalizações do ciclista no trânsito

Cordialidade e educação é o melhor caminho para a segurança e qualidade de vida;

Seja bem visível - use roupas claras, chamativas, refletivas;

Mantenha sempre os refletores limpos e corretamente posicionados, e de preferência use farol e lanterna;

 Sinalize suas intenções com antecedência;


 NUNCA pedale na contra-mão! É a maior causa de acidentes graves;

 Respeite para ser respeitado: pare nos sinais, siga o que manda a sinalização e a Lei;

 Pedale mantendo sempre a linha mais reta possível;

 Pedale a direita da via guardando pelo menos 1 metro dos obstáculos;

 Muito cuidado com portas abrindo;

 Não se esconda entre veículos estacionados. Evite zigue-zague e movimentos bruscos;

 Evite conflito com carros que viram à direita sinalizando antes o que você pretende fazer;

 Virar a esquerda é a situação mais perigosa para o ciclista. Mais da metade dos acidentes fatais ocorrem nesta situação;

 Olho no olho do motorista: descubra sua intenção;

 Em trânsito lento fique atrás do carro guardando boa distância: você terá tempo para frear e não irá respirar fumaça;

 Cuidado com buracos, valetas, bueiros e outros obstáculos. Antecipe sua ação olhando lá na frente.

 Respeite o pedestre: não o assuste, aproxime-se devagar, sinalize e só então passe;

 Cuidado com cachorros, crianças brincando, skatistas ou corredores;


 Mantenha-se hidratado e alongado;

 Prenda a bicicleta com uma trava resistente e em local onde o ladrão se sinta constrangido;

 Bicicleta e equipamentos sempre em perfeitas condições.

Fonte: Escola de Bicicleta

12 abril 2011

Onde andar de bicicleta em São Paulo


Roteiros de lugares para curtir e explorar a cidade pedalando

Centro velho de São Paulo

Que tal acordar cedo no domingo e convidar toda a família para pedalar pelas ruas do centro velho de São Paulo? A dica é de Paulo de Tarso Martins, presidente e um dos fundadores do Sampa Bikers, grupo de ciclistas criado em 1993. Para ele, o lado mais bacana desse passeio é o pouco fluxo de veículos. Já os pontos negativos são a sujeira e o abandono da cidade.

Parque do Ibirapuera
O parque oferece 5,5 quilômetros de chão destinados a quem anda de bicicleta. Quem não tem uma magrela pode alugar. Há várias opções: bicicletas para crianças e adultos, além de triciclos. As bikes podem ser alugadas no Portão 4 por 5 reais a hora, de segunda a domingo, das 7h às 20h.
Parque do Ibirapuera
Parque das Bicicletas
Furou o pneu da bike? Não tem problema. Ao longo dos 1.600 metros de ciclovia, o visitante tem à disposição bombas de ar. Pedalou muito e está suado? Há umidificadores para se refrescar. Às crianças, é destinada uma área para educação no trânsito. Na portaria principal há aluguel de bikes por preços que variam entre 6 e 25 reais.
Parque das Bicicletas
Parque Villa-Lobos
Localizado no Alto de Pinheiros, na Zona Oeste, este parque conta com uma área verde de 732 mil metros quadrados. Para os ciclistas, há 3,5 quilômetros de caminhos para curtir no comando do guidão. Durante os fins de semana, Luís Pina, administrador da área de bikes, disponibiliza 800 unidades, entre mountain bikes e triciclos que comportam duas ou três pessoas. A hora do aluguel, como no Parque das Bicicletas, varia entre 6 e 25 reais.
Parque Villa-Lobos
Cidade Universitária
As ruas arborizadas e largas e o asfalto bem-conservado dos quarteirões da USP são grandes atrativos para quem pedala por lá. Com exceção dos domingos, em que é proibido circular de bike no local, os demais dias estão com os portões abertos para os ciclistas. Entretanto, não deixe de prestar atenção no trânsito. “Lá, muita gente corre no meio da rua principalmente na contramão”, diz Paulo Martins do Sampa Bikers.

Ciclofaixa
Tanto para os ciclistas de fim de semana quanto para os experts no guidão, a Ciclofaixa é garantia de diversão. O percurso de aproximadamente 5 quilômetros liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas, e utiliza uma faixa inteira de carros só para bikes. O trajeto passa por avenidas arborizadas como a Hélio Pellegrino e a República do Líbano, além da Brigadeiro Faria Lima e da Juscelino Kubitschek. O percurso é praticamente todo plano, uma boa opção para as crianças. A ciclofaixa funciona aos domingos, das 7h às 14h.

Ciclofaixa: percurso liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas
Ciclovia Rio Pinheiros
Aqui é preciso ficar atento às capivaras que habitam as margens poluídas do Rio Pinheiros. “Cuidado com os animais na pista”, lê-se numa placa amarela com um desenho de um desses roedores. O aviso pode ser visto ao longo dos 14 quilômetros da faixa laranja paralela ao trecho das estações de trem que vão da Vila Olímpia a Jurubatuba. “É um dos locais mais seguros para se pedalar pela cidade, longe dos carros e dos assaltos”, considera Martins. Durante o horário de verão, a ciclovia funciona das 5h30 às 19h15 (no resto do ano, das 6h às 18h15). A média em dias úteis é de 300 pessoas pedalando pela ciclovia. Já no domingo, esse número salta para 2500. Dica: aos domingos é possível pegar a ciclofaixa até o Parque do Povo.

Ciclovia Marginal Pinheiros
Parque do Carmo
Enquanto a ciclovia do Rio Pinheiros tem 14 quilômetros, o Parque do Carmo tem sozinho 8.200 metros de extensão! Localizado em Itaquera, a área tem tudo para que o ciclista passe o dia todo por lá: churrasqueiras, campos de futebol, lagos, quiosques, playground e o Museu do Meio Ambiente.

Por: Camila Taira, Veja SP.